Alimentos congelados estragam?

freezer

Se você acha que os alimentos podem ser mantidos congelados por tempo indeterminado, saiba que você está errado. Mesmo dentro do congelador existe um tempo limite para o correto armazenamento dos alimentos.

Outra coisa que é preciso esclarecer é que os alimentos congelados não perdem seus nutrientes quando são congelados. Isso é um mito bastante divulgado, mas que não faz sentido, uma vez que a perda nutricional dos alimentos congelados é mínima. Sendo assim, saiba que o processo de congelamento não interfere no valor de proteínas, vitaminas e minerais dos alimentos que estão no seu congelador.

Quanto tempo os alimentos podem ficar no freezer doméstico?

O prazo de manutenção dos alimentos dentro do congelador varia de acordo com cada tipo de produto. Em geral, este tempo de congelamento pode ser de um a 12 meses. Antes de congelar o alimento, é importante ler o rótulo e seguir as orientações do fabricante. O tempo máximo de congelamento deve ser sempre respeitado, a fim de evitar a ocorrência de doenças, como as intoxicações alimentares, por exemplo.

Em alguns casos, pode acontecer de os alimentos estragarem mesmo congelados quando a residência passa por constantes quedas de energia elétrica. Se faltar eletricidade e sua geladeira permanecer desligada por horas, os primeiros alimentos a sofrerem com essa variação de temperatura são as maioneses, os molhos, os purês e as carnes.

Confira o prazo de congelamento recomendado para cada tipo de alimento:

Carne moída – de 3 a 4 meses

Outros tipos de carnes – De 8 a 12 meses

Aves – De 9 a 12 meses

Sopas e Alimentos Cozidos – De 2 a 3 meses

Salsichas e Embutidos – De 1 a 2 meses

Sorvete – De 1 a 2 meses

Sobremesas – Até 4 meses

Geleias – Até 6 meses

Pratos Prontos – Até 6 meses

Salgadinhos – Até 3 meses

Verifique as datas de validade dos produtos antes de colocá-los no congelador para evitar o risco de se alimentar com produtos vencidos. Outra dica importante é ficar de olho na temperatura da geladeira. O ideal é que os produtos congelados sejam mantidos em temperaturas de -18ºC a 8ºC.

O congelador nunca deve estar lotado, pois isso pode levar a um descontrole em relação aos prazos de validade dos alimentos. Além disso, em congeladores cheios, o ar não tem espaço para circular corretamente.

Armazene seus congelados com toda higiene e limpeza. Os congeladores que mantêm temperaturas entre -18°C e -25°C são os ideais para bloquear qualquer ação enzimática e bacteriana. Os micro cristais de gelo não alteram a estrutura dos alimentos.

Fonte: sitedecuriosidades.com