Mais de 22 mil títulos de eleitor são cancelados na Paraíba, diz TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba divulgou nesta terça-feira (14) que 22.790 títulos de eleitor foram cancelados na Paraíba porque não foram regularizados até o dia 25 de abril. Perdeu o título quem não votou nas últimas três eleições, não justificou e não regularizou a situação junto à Justiça Eleitoral.

Em João Pessoa, foram 5.052 títulos cancelados. Campina Grande, por sua vez, teve o cancelamento de 1.877 títulos. Quem tem menos de 18 anos, mais de 10 anos ou é analfabeto não teve o título cancelado, uma vez que não tem a obrigação de votar.

O cancelamento do título impede que o cidadão tire passaporte, participe de concurso público, assuma cargos públicos, obtenha empréstimo na rede bancária oficial, tire CPF e até mesmo receba salário, no caso de servidores públicos.

Com o cancelamento do título, não é possível, ainda, se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública ou neles tomar posse. Fica impedido, também, de receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza.

Fonte: G1PB