João Azevêdo (PSB) apresentou, nesta quinta-feira (4), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, o balanço das ações de seu governo em 2023. No entanto, mesmo o governador afirmando que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se manteve pelo terceiro ano consecutivo em crescimento e recebendo o rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a Paraíba ainda continua entre os estados mais pobres do Brasil.
De acordo com o IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves, a taxa de pobreza atinge mais da metade da população em 9 estados no ano de 2022, incluindo a Paraíba em 4º lugar como o estado mais pobre do Brasil, com 54,6% da população abaixo da linha de pobreza.
Apesar dessa dura realidade da pobreza no estado da Paraíba, João Azevedo mantém-se forte e praticamente imbatível, seguindo a mesma linha de poder de Ricardo Coutinho, que o colocou no cargo. Desde o início de seu governo, João vem neutralizando seus opositores e hoje enfrenta uma oposição praticamente inexistente, sem força suficiente para levantar qualquer discurso contrário à sua gestão.
Nessa perspectiva, João Azevedo deverá garantir sua sucessão no governo do estado com facilidade. Certamente, ele será cauteloso ao escolher seu sucessor, para evitar o mesmo destino de Ricardo Coutinho, que foi abandonado no meio do caminho pelo então amigo e secretário da época, João Azevedo.